Super User

Super User

Sábado, 05 Março 2016 06:18

Felipe González na USP

O CIBA-USP tem a imensa satisfação de anunciar que o ex-presidente da Espanha Felipe González assume, em 2016, a Cátedra José Bonifácio na USP, liderando um grupo de pesquisadores sob o tema "Os desafios da governança na democracia representativa".

Felipe González é advogado e político espanhol. Foi Secretário Geral do Partido Socialista Operário Espanhol (PSOE) de 1974 a 1997 e presidente da Espanha de 1982 a 1996, em 4 mandatos sucessivos. Seu governo foi essencial para a consolidação da democracia espanhola; no período, o país passou por um processo contínuo de crescimento econômico e integrou-se à Comunidade Econômica Europeia - sucedida pela União Europeia. Sob sua liderança, a Espanha tornou-se um país ativo na Comunidade Europeia e estreitou seus laços com a América Latina. O interesse de González com o futuro da Espanha e seu papel no contexto europeu e mundial ainda são seus interesses principais. Em março de 2016, Felipe González tomará posse da Cátedra José Bonifácio da Universidade de São Paulo (USP), liderando um grupo de pesquisadores e acadêmicos de excelência sob o tema Os desafios da governança da democracia representativa.

Os Desafios da América Latina no Século XXI

 

Nélida Piñon, atual titular da Cátedra José Bonifácio, está na USP neste mês de maio para mais um ciclo de atividades. No dia 27, a escritora profere a Conferência “A Composição da Nacionalidade Literária”, na Sala da Congregação do Instituto de Relações Internacionais da USP.

No mês de abril, a nova titular da Cátedra José Bonifácio, Nélida Piñon, visita a USP para dar início às atividades do projeto em 2015. No dia 29, Nélida profere a conferência “A Etnia das Civilizações”, na Sala da Congregação do Instituto de Relações Internacionais (IRI-USP).
No dia 30, a catedrática reúne-se pela primeira vez com o Grupo de Pesquisa primeira reunião do Grupo de Pesquisa que comporá o projeto em 2015, nesse que representa seu terceiro ano de existência. Ao longo do mês, diversos pesquisadores matriculados em variado programas de pós-graduação da Universidade de São Paulo enviaram suas inscrições para o Centro Ibero-americano visando participar do grupo coordenado por Nélida.

No dia 12 de março ocorreu, conferência de encerramento das atividades do economista Enrique Iglesias como titular da Cátedra José Bonifácio em 2014 e a posse da escritora Nélida Piñon como titular da Cátedra José Bonifácio para o ano de 2015, no Auditório "Prof. István Jancsó" - Biblioteca Brasiliana Guita e José Mindlin.
Na ocasião, foi lançado o livro "Os Desafios da América Latina no Século XXI", resultado dos trabalhos da Cátedra José Bonifácio no ano de 2014, coordenado por Enrique Iglesias.

Quarta, 24 Junho 2015 11:10

Fundación Astur

 

Sexta, 08 Março 2013 00:00

IBE

 

Segundo volume da série "Desafios da Globalidade" é lançado na FEA-USP

Local: Auditório "Francisco Romeu Lande" na POLI

Data: 20/03/2013

Autor: JP

 

Pagina 1 de 5

Rua da Praça do Relógio, 109, Bloco K, 3º andar, sala 313
Cidade Universitária, São Paulo-SP, CEP 05508-050
Tel 55 (11) 3091-8353